quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Igreja Católica

Do jornal Zero Hora, 21/10/2009, p. 26.

21 de outubro de 2009 | N° 16131AlertaVoltar para a edição de hoje

MEDIDA HISTÓRICA

Vaticano cede para atrair anglicanos

Papa aprovou documento permitindo a sacerdotes retornarem à Igreja Católica, mesmo casados

Desde que o rei inglês Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica, no século 16, o Vaticano nunca fez um esforço tão claro para recuperar fiéis perdidos para a Igreja Anglicana ao longo dos anos.

Opapa Bento XVI aprovou ontem documento que permite aos anglicanos unir-se ao catolicismo – individualmente ou em grupos –, mantendo algumas das suas tradições.

O Pontífice permitiu que os anglicanos convertidos tenham uma estrutura própria dentro da Igreja Católica, semelhante à do Opus Dei. As novas regras preveem a ordenação de sacerdotes não casados da Igreja Anglicana como bispos que supervisionarão comunidades de ex-anglicanos convertidos ao catolicismo e que reconheçam o Papa como líder. Já os reverendos anglicanos casados poderão ser ordenados padres católicos e permanecer casados, mas jamais poderão ser bispos. As novas regras, que entrarão em vigor em breve, não alteram a proibição do catolicismo de que seus próprios padres se casem.

Essa iniciativa surge após anos de descontentamento por parte de setores anglicanos com as recentes ordenações de sacerdotisas mulheres e de bispos homossexuais. Existem cerca de 77 milhões de anglicanos no mundo.

Durante o anúncio, o cardeal William Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, disse que a medida responde a vários pedidos feitos à Santa Sé por grupos anglicanos. A expectativa é de que o primeiro grupo a tirar vantagem da medida seja a Comunidade Tradicional Anglicana (TAC, na sigla em inglês), que se separou do restante da comunidade anglicana em 1991 e tem mais de 500 mil membros ao redor do mundo.

No passado, exceções deste tipo foram concedidas apenas pontualmente, em alguns países. Em Londres, o arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, líder espiritual da comunidade anglicana, afirmou que não percebia essa iniciativa do Vaticano como um “ato de agressão’’. Os dois lados declararam que continuarão dialogando em prol de uma eventual reunificação formal.

Veja infográfico em http://zerohora.clicrbs.com.br/pdf/7181288.pdf


Nenhum comentário: