sábado, 19 de dezembro de 2009

Copenhague

ONU reconhece Acordo de Copenhague

De O Globo:

Para tentar evitar o fracasso total da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-15), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon reconheceu o chamado Acordo de Copenhague na manhã deste sábado, em vez de aprová-lo formalmente, como é a praxe neste tipo de reunião.

Trata-se de um documento - que não obteve apoio de muitos países pobres - sem força de lei nem previsão de acompanhamento das metas de redução de emissões anunciadas por algumas nações.

Sem revelar de onde virá o dinheiro, o acordo prevê US$ 30 bilhões até 2012 e, depois, até US$ 100 bilhões por ano para um fundo de combate às mudanças climáticas. O texto estabelece em 2 graus Celsius o limite para o aumento de temperatura até o fim do século, mas sem dizer como fazê-lo.

Em contraposição ao clima de frustração e cansaço - durante a madrugada, negociadores dos países chegaram a dormir em plenário - Ban Ki-moon afirmou esta manhã que o acordo existe, apesar de reconhecer que "é só o começo" de um processo para desenhar um documento que controle as emissões de gases poluentes que danificam a camada de ozônio. Ele também acredita que o Acordo de Copenhague ''terá um efeito operacional imediato''.

O Acordo de Copenhague foi costurado após uma série de reuniões, nesta sexta-feira, entre os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com outros países.

Mesmo insatisfeitos com o resultado final, o Brasil e outras nações que formam o chamado Basic - África do Sul, Índia e China - apoiam o documento.

Já Venezuela, Bolívia, Cuba, Costa Rica e Nicarágua, entre outros, se recusaram na madrugada deste sábado a assinar o acordo por não incluir metas de redução de emissão de gases poluentes.

Nenhum comentário: